domingo, 4 de janeiro de 2009

Votorantim assume 100% das ações da Aracruz Celulose

Danieleh Coutinho

A Votorantim Industrial assumiu 100% das ações da Aracruz Celulose. E agora com a fusão entre a Votarantim Celulose e Papel (VCP) e a Aracruz Celulose, é a maior fabricante na área do eucalipto do mundo. Essa operação se deu depois que os acionistas liderados pela família Lorentzen vendeu os últimos 28% das ações ordinárias que detinha na Aracruz. O Grupo Safra, também possuía 28% das ações com voto direto e negociou com a Votorantim - com valores e/ou estrutura societária ainda não revelados -, a sua parte das ações.

Os Safra tinha duas alternativas: ou vender as sua ações , ou renunciar o direito de preferência e de venda conjunta de suas ações na Aracruz e negociar com o grupo Votorantim uma posição favorável numa nova estrutura societária, combinando os ativos da VCP e Aracruz. Neste caso, os Safra ficam no papel de acionistas minoritários, mas poderiam compartilhar o controle da nova empresa. Com a compra da Aracruz e a fusão com a VCP a Votorantim pretende capturar R$ 4,5 bilhões em sinergias, principalmente nas operações logística, administrativas e nas negociações de compra com fornecedores de máquinas e equipamentos para as futuras fábricas. Com essa holding estima-se que o acionista da Aracruz receba de 0,22% a 0,24% de ação da VCP por cada papel.

O banco ABN Amro foi o responsável pela avaliação da relação de troca. A consultoria financeira Estáter, a mesma que ajudou a montar a complexa engenharia financeira que levou à venda do grupo Ipiranga, assessorou a Votorantim.

Conjuntamente, as duas companhias produzirão mais de 8 milhões de toneladas de celulose por ano a partir de 2012, quando a construção de novas fábricas que estão em andamento estiverem concluídas. A chilena Arauco, segunda maior produtora de celulose, produz 3 milhões de tonelada por ano. A combinação dos ativos de VCP e Aracruz forma uma companhia com 10% da oferta mundial de celulose, de 21% da oferta de fibra curta e de 34% da de eucalipto.

A Votorantim ingressou no capital da Aracruz em 2001 ao comprar a participação de 28% da Mondi - controlada pela AngloAmerican - por US$ 370 milhões, em valores da época. Como resposta, Lorentzen e Safra decidiram fechar, em 2003, um acordo mútuo válido até 2019. Este é o acordo que está em jogo no momento.