terça-feira, 8 de abril de 2008

Alan Greenspan: bolha imobiliária é culpa de investidores, não do Fed

Por: Nathália A. Terra Pereira

A bolha imobiliária norte-americana não foi ocasionada pelo Federal Reserve, e sim por decisões infortunadas tomadas por investidores. A afirmação é de Alan Greenspan, ex-chairman do Federal Reserve, tendo presidido a autoridade de 1987 a 2006.

Em um artigo publicado no jornal Financial Times nesta segunda-feira (7), Greenspan afirma que a flexibilização monetária por ele implementada entre os anos de 2001 e 2006 não foi a causa da atual crise no setor imobiliário dos EUA.

Na visão do economista, os cortes efetuados no juro básico norte-americano à época foram necessários para impulsionar a economia do país, afetada em 2001 pela crise de confiança dos investidores em ativos tecnológicos após os ataques terroristas de 11 de setembro.

Para Greenspan, à época, os indicadores não davam conta de uma formação de uma bolha imobiliária nos EUA, ocasionada não pelo Fed, mas sim por más decisões e julgamentos tomados por investidores. Greenspan afirmou ainda que o fenômeno não é exclusivo dos EUA, tendo se apresentado em diversos outros países do mundo.

50% de chance de recessão
Um dos países que apresenta uma bolha imobiliária maior do que a norte-americana é a Espanha, segundo declarações de Alan Greenspan ao periódico madrilenho El País no último domingo. Outro tema abordado pelo jornal espanhol foi o temor de uma recessão nos EUA.

Segundo Greenspan, há mais de 50% de chance de que a economia norte-americana mergulhe em um quadro recessivo neste ano. Entretanto, para ele, ainda não se pode afirmar que o país já esteja dentro de uma recessão, dada a necessidade de uma definição maior dos indicadores econômicos.